Resenha O Mundo de Sofia

|
"Estava eu no interior da pelagem do coelho?" Essa foi a pergunta que eu me fiz quando comecei a ler O Mundo de Sofia


Pra quem está se perguntando "Do que você está falando?" ou "Que coelho é esse?", "vamos resumir: um coelho é tirado de dentro de uma cartola. E porque se trata de um coelho muito grande, este truque leva bilhões de anos para acontecer. Todas as crianças nascem bem na ponta dos finos pelos do coelho. Por isso elas conseguem se encantar com a impossibilidade do número de mágica a que assistem. Mas conforme vão envelhecendo, elas vão se arrastando cada vez mais para o interior da pelagem do coelho. E ficam por lá. Lá embaixo é tão confortável que elas não ousam mais subir até a ponta dos finos pelos, lá em cima. Só os filósofos têm ousadia para se lançar nessa jornada rumo aos limites da linguagem da existência. Alguns deles não chegam a concluí-la, mas outros se agarram com força aos pelos do coelho e barram para as pessoas que estão lá embaixo, no conforto da pelagem, enchendo a barriga de comida e bebida: 
-Senhoras e senhores- gritam eles-, estamos flutuando no espaço!
Mas nenhuma das pessoas lá embaixo se interessa pela gritaria dos filósofos.
-Deus do céu! Que caras mais barulhentos! -elas dizem.
E continuam a conversas: será que você poderia me passar a manteiga? Qual a cotação das ações de hoje? Qual o preço do tomate? Você ouviu dizer que Lady Di está grávida de novo?". 
Esse é um trecho do livro que conta as teorias de filósofos como Tales, Anaximandro, Anaxímenes e Parmênides até Jean-Paul Sartre, e é claro que passando também por Sócrates, Platão, Aristóteles e muitos outros. 


Mas relaxa, não se trata se um livro maçante daqueles que você é obrigado a ler na escola. O Mundo de Sofia traz teorias que podem responder perguntar como "De onde viemos?", "Existe uma vida pós morte?", "Todos nós nascemos com uma única razão?", "A vida em sociedade afeta o que consideramos certo ou errado?", "Já nascemos sabendo de alguma coisa?", "Do que somos feitos?" e muitas outras. 


O livro é ótimo pra introduzir filosofia pois além de despertar muito a sua curiosidade não se trata de um livro teórico, sendo assim temos uma história também. Na minha opinião o único ponto negativo do livro é tratar a opinião do professor de filosofia de Sofia como uma verdade absoluta. Na hora de ler é importante saber que isso são apenas teorias e ideias, mas você é quem decide se concorda ou não. Mas fora isso é ótimo.
E mesmo se você não for fã de filosofia ou sociologia, vale a pena ler porque é uma leitura bastante interessante e estimulante. 


Eu adorei o livro, e a cada capítulo que terminava eu escrevia minha opinião sobre cada uma das teorias dos filósofos citados. Além disso, já sei que ano que vem vão ter duas matérias em que eu vou tirar 10 hehe 

Beijos @opsjulia_

2 comentários

  1. Eu tentei ler esse livro umas 4 vezes mas não saio da página 278. :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. teve uma parte que eu empaquei também, mas a curiosidade foi maior hehe

      Excluir

 

Jornal Beijos Copyright © 2013 Layout por Mayara Sousa