Movie Review: Spring Breakers

|
Confiram meu novo blog Waldorfing :)


Spring Breakers... Difícil falar de um filme que gerou tanta polêmica. O por que de tudo isso? Talvez porque Harmony tenha mostrado com muita sinceridade como é um spring break, ou talvez porque envolveu atrizes que até pouco tempo eram as estrelas Disney, mas a mais provável resposta é que além de ter juntado tudo isso ele ainda colocou uma dose de crime, uma história muito improvável, estabeleceu uma relação doentia entre três personagens e ainda fez uma crítica ao "sonho americano". 
Antes de falar sobre o filme, é legal deixar claro, que apesar de não ser uma história sobre super heróis ou magia, é uma obra de ficção. Muitas pessoas reclamaram que o filme fugiu da realidade e que aconteceram coisas impossíveis, mas a intenção do filme não era fazer com que o público se identificasse, e sim chocá-los. Intenção essa que foi comprida com sucesso. 
Assim que apertamos o play nos transportamos para fora da nossa realidades. Nos deparamos com uma grande festa na praia, cheia de bebidas e peitos. E aproveitando a deixa, dou a minha primeira crítica: o filme é muito machista. Sempre vemos a mulher como um objeto sexual, e os homens aproveitando delas. Mas o máximo que podemos falar sobre isso, é que foi uma realidade somente um pouco exagerada.
Logo em seguida temos uma breve cena em casa de república com alguns adolescentes se drogando, que rapidamente é cortada para alguns flashes da universidade e depois para uma sala de aula. É lá que temos contato com as primeira personagens do filme: Brit e Candy. Pouco interessadas na aula as duas se comunicam por meio de mensagens em seus cadernos falando sobre sexo e spring break, Candy ainda faz pela primeira vez o movimento que repete o filme todo: simula uma arma com sua mão.
Para contrastar com as cenas anteriores, surpreendentemente nos vemos em uma igreja, onde conhecemos a personagem de Selena Gomez, Faith, que na minha opinião é a personagem mais realista do filme. Para continuar a sequência de cenas curtas, temos um flash de Brit usando uma arminha de plástico para beber vodka, enquanto ainda temos o som da cena anterior, onde os adolescentes cantam "amém". E para o fim dessa sequência, Candy e Brit aparecem se drogando, enquanto a quarta menina, Cotty, dorme semi nua em um sofá. Podemos então ver claramente a diferença entre as personagens Brit, Candy e Faith. Para deixar a personalidade de Brit e Candy ainda mais clara, duas companheiras do grupo católico alertam Faith sobre as duas, quando ela conta que irá para Flórida com elas. Algumas cenas depois, as meninas percebem que não tem dinheiro suficiente, e então as personagens de Ashley Benson e Vanessa Hudgens tem a ideia de assaltar uma loja de conveniência, e assim fazem com a ajuda de Cotty. A cena do assalto é brilhante. Ao em vez de vermos o que acontece dentro da loja, vemos apenas o ponto de vista de Cotty que dirige em volta da loja. O assalto dá certo, e então as meninas vão para o tão sonhado spring break. Vemos a curtição das festas, e de fundo temos a voz das meninas fazendo ligações para suas famílias. Depois de muitas festas, as meninas acabam presas, e sem dinheiro para pagar a fiança, acabam sendo salvas pelo traficante Alien, e é ai que a história começa a se desenvolver. 


O filme tem poucos diálogos, e ás vezes as mesmas falas são repetidas por diferentes personagens, mas isso não interfere no fluência da obra. Na minha opinião, a melhor cena é quando ao som da música Everytime de Britney Spears, Brit, Candy, Cotty e Alien cometem assaltos, abusam de suas armas e torturam alguns adolescentes.
O filme é bem complexo, e pode ser julgado como "sexo explícito", o que realmente faz parte da longa, mas tem uma história maior por trás de tudo isso. Uma coisa que eu adorei, foi a escolha das atrizes. O fato de termos Selena Gomez, Ashley Benson e Vanessa Hudgens trouxe um público que não estava preparado para algo tão explícito, e assim chocou grande parte dele. Sobre o desempenho dos atores, temos James Franco em um de seus melhores papéis, ele estava excelente. Já entre as meninas, a que mais me convenceu com sua atuação foi Selena Gomez, apesar de ter deixado a aventura ainda em seu começo. Já Ashley, Vanessa e Rachel foram boas, e convenceram em seus papéis de vadias criminosas. No geral o filme é muito bom, não é a melhor obra de Korine, mas não deixou a desejar. 

"Spring Break forever, bitches."

Então, aqui está minha resenha!
Espero que vocês tenham gostado
Beijos @opsjulia_

2 comentários

  1. Eu achei o filme bem louco. Mas num sentido de cansativo, confuso etc. Valeu a pena pela atuação das meninas e elas cantando Everytime <3

    Pedras na Janela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é um filme muito louco! Mas apesar de tudo, eu gostei.

      Excluir

 

Jornal Beijos Copyright © 2013 Layout por Mayara Sousa